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Formas de gerenciar a ansiedade

 

Dificuldade de concentração e irritabilidade estão entre os sintomas da ansiedade. Algumas mudanças no estilo de vida podem auxiliar no gerenciamento deste sentimento.

 
A ansiedade é uma resposta normal do organismo a cenários de incerteza e a situações que interferem na rotina, como uma entrevista de emprego, problemas financeiros, apresentação de um trabalho, fim de um relacionamento ou morte de alguém próximo. Conforme a Faculdade de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) , pessoas ansiosas costumam apresentar alguns sintomas que podem levar alguns dias, semanas ou meses para passar, entre eles estão: 

• Inquietação
• Cansaço contínuo 
• Dificuldade de concentração
• Irritabilidade
• Dificuldade para dormir ou permanecer dormindo 

A Faculdade de Medicina de Harvard expõe ainda que a ansiedade pode impactar negativamente na motivação para manter um estilo de vida saudável. As pessoas tendem a ficar menos motivadas para o exercício físico e mais propensas à ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gordura e açúcar. A boa notícia é que é possível gerenciar de forma mais tranquila a preocupação com situações circunstanciais incorporando à rotina algumas dicas sugeridas pela Associação Americana de Ansiedade e Depressão (Anxiety and Depression Association of America) , confira: 

 
ATITUDES PARA GERENCIAR A ANSIEDADE
 
1) INVISTA EM VOCÊ
Reserve alguns períodos durante a semana para fazer atividades que possam relaxar, como massagem, caminhada, meditação e yoga.
 
2) DEIXE SEU DIA MAIS PRODUTIVO
Liste tarefas e metas diárias, ao concluir cada uma delas, elimine da listagem, pois isso pode trazer satisfação.
 
3) ENCONTRE AMIGOS E FAMILIARES COM FREQUÊNCIA
Crie oportunidades ao longo da semana para colocar o papo em dia e estar próximo de pessoas que façam bem.
 
4) CUIDE DAS SUAS FINANÇAS
Se o salário costuma entrar na conta e normalmente não é o suficiente para passar o mês, crie estratégias para organizar as finanças. Se preciso, consulte um planejador financeiro para organizar suas despesas e planejar o futuro.
 
5) ACEITE QUE VOCÊ NÃO PODE CONTROLAR TUDO
Mantenha uma atitude positiva e faça um esforço para substituir pensamentos negativos por positivos.
 
6) PREZE POR REFEIÇÕES EQUILIBRADAS
Escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes.
 
7) LIMITE O CONSUMO DE ÁLCOOL
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como consumo moderado de álcool a ingestão diária de uma dose (10 a 15 gramas) para as mulheres e duas doses para os homens (de 20 a 30 gramas). Uma dose equivale a 90 ml de vinho tinto, 125 ml de vinho branco, 350 ml de cerveja ou 50 ml de destilados.
 
8) EXERCITE-SE REGURLAMENTE
A prática semanal de 150 minutos (2h30) de atividade aeróbica moderada ou 75 (1h30) minutos de atividade aeróbica intensa pode ajudar a reduzir estados depressivos e o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
 
 
 

Fonte: Harvard Hearth Publications / Anxiety and Depression Association of America

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Postado em: 17-03-2017